Acredito que a maioria das pessoas tem uma ideia que estamos sendo "vigiados" constantemente. Um exemplo simples são os "cookies" que os websites usam para usar informações de navegação suas. No entanto eu, pessoalmente, nunca parei para pensar muito sobre o reconhecimento facial sendo usado para essa vigilância.
Tal reconhecimento é interessante pois pode ser usado para desbloquear propriedades suas, como por exemplo seu celular. Além disso, pode ser usado pelo governo/polícia para identificar pessoas na rua e punir malfeitores.
Apesar de ser invasiva, até parece ser por uma boa causa, não é? Com essa tecnologia, é possível pegar criminosos mais facilmente, e pode até parecer um bom preço a se pagar... Inclusive, de acordo com o dicionário Oxford Languages o significado de "surveillance" é "close observation, especially of a suspected spy or criminal", ou seja, observação de perto, especialmente de um criminoso. Assim, faria sentido fazer essa profunda observação para pegar criminosos.
No entanto, a história já é outra quando essa observação é usada contra protestantes. De acordo com um artigo no Businesses Insider a polícia tem usado o reconhecimento facial contra protestantes de Hong Kong.
Assim, a matéria mostra diferentes projetos que começaram a surgir para combater esse reconhecimento.
Muitos dependem de máscaras que cobrem o rosto todo ou apenas uma parte, todos os projetos são válidos, incluindo esses, que ainda cumprem seu papel. No entanto, os que não dependem de esconder o rosto me chamaram mais a atenção, já que é interessante, e até importante para interação social, que seus amigos possam te reconhecer e ver suas expressões faciais.
Inclusive o impacto das expressões faciais ficou bem claro com o uso de máscaras na pandemia. Acredito que a pandemia pode ter feito com que muitas pessoas valorizassem mais as expressões, incluindo eu.
Dessa forma, apesar de ter achado todos os projetos bem legais, acabei achando mais interessantes aqueles que, além de não deixar que o reconhecimento facial reconheça o indivíduo, faz também com que as expressões faciais sejam visíveis para os outros. Assim, não é necessário tirá-los para interagir com as pessoas ao seu redor.
Um deles foi uma máscara chamada "surveillance exclusion" por Jip van Leeuwenstein, que é transparente mas distorce um pouco a face.
Outro foi um óculos com luz led, "privacy visor", feito por Isao Echizen.
Um lenço de cabeça decorado com faces humanas para confundir o sistema.
Porém, a que mais se destacou a meu ver foi "CV Dazzle", por Adam Harvey, pois, além de burlar o reconhecimento facial, e permitir que os outros vejam as expressões faciais do indivíduo, essa ferramenta também é artística e mais acessível. Tal projeto faz uso de maquiagem, extensões de cabelo, gemas e outros acessórios para impedir que sua identidade seja reconhecida por inteligências artificiais. Assim, tudo que o indivíduo precisaria para usá-la seria alguns itens artísticos, criatividade e um tutorial para garantir que seja efetivo.
No entanto, outro ponto a se considerar é que, apesar desses projetos todos terem sido feitos com as melhores das intenções, não é garantido que sejam usados assim. Podem ter pessoas que se utilizem dessas ferramentas para fazer atos imorais. Mas, apesar dessa possibilidade, não é possível simplesmente não fazer nada diante de notícias como a dos protestantes de Hong Kong. Dessa forma, projetos como esses citados, se fazem fundamentais para a segurança das pessoas, mesmo que tenham possíveis consequências.
留言