O design de mídia digital não é somente sobre mídia. O design é sobre o ser! Se o design é para humanos temos que entender os humanos! Então vamos ver um pouco sobre cada sentido e o design.
A visão e a audição estão em todo o lugar, mas gostaria de dar especial atenção para jogos. Normalmente jogos tem um pequeno tutorial, mas por que você prestaria atenção a um tutorial quando você pode jogar seu novo jogo? Muitos pulam o tutorial e muitas vezes não tem problema algum! Você pode acabar fazendo algumas besteiras aqui e ali mas normalmente o próprio jogo te encaminha para a solução, de forma que você já consegue entender o básico do jogo. Acredito que isso seja possível por meio do design, isso tudo não é por acaso, aquelas pessoas que fizeram o game assim dessa forma, entendendo o cérebro do jogador, justamente para fazer um jogo mais intuitivo (isso também se aplica a outras mídias como sites e aplicativos). Isso é possível principalmente por meio da visão, no entanto, jogos também se apoderam de outro sentido muito importante: a audição!
A musica te ajuda a se situar no jogo, a sentir as emoções a flor da pele. Ela pode indicar quando algo ruim está prestes a acontecer, quando um monstro vai aparecer, quando você venceu a luta e pode relaxar, mas cuidado! Pois a música também pode te enganar. Ela pode te dar sensação de alívio e quando você menos espera A LUTA NÃO ACABOU!! O maldito do monstro REVIVE!
Mas a música não é a única ferramenta que devemos ressaltar quando o assunto é audição, tem também os efeitos sonoros que podem indicar se seu personagem levou dano, recebeu um item bom entre outros.
Um bom exemplo de como a visão é usada em jogos é o badlands que usa cores escuras, pretas, para o personagem e para outros elementos do cenário os quais seu personagem pode encostar, já que estão no mesmo plano (demonstrado pela cor). Além é claro da música e efeitos sonoros que te ambientam e contribuem para sua imersão no jogo.
Outro sentido que podemos relacionar a jogos é o tato! Quando penso em tato e games minha mente vai para os controles! O jeito que o controle encaixa na sua mão seja ele da Sony, da Nintendo ou da Microsoft tem tudo a ver com Design! Como designers temos que pensar na ergonomia também, não só na hora de criar um produto físico, como um controle, até a hora de escolher que botões de nosso jogo vão comandar que ações.
Repara como os botões são posicionados? E como eles diferem entre si? Podemos jogar sem nem olhar para o controle.
Olfato. Bom o olfato, para mim, é algo mais difícil de relacionar com o design, mas com certeza não fica de fora da lista. Algo importante que imagino o olfato sendo usado para é dar alertar. Um bom exemplo disso é cheiro de gás. Você sabia que aquele gás de cozinha, na verdade, não tem cheiro? Pois é, um composto a base de enxofre é adicionado ao gás para que identifiquemos seu cheiro, assim podemos identificar se há um vazamento mais facilmente. Solucionar problemas de forma criativa está na veia do Design.
O último sentido da lista, o paladar. Fora os chefs de cozinha que criam iguarias incríveis com o uso de diferente ingredientes e temperos, há alguns projetos que exploram o paladar, como uma linha de louças que pode intensificar o gosto dos alimentos. Além disso, há ainda o álcool em gel que possuí um gosto terrível, justamente para evitar seu consumo. No entanto, acredito que esse é um sentido ainda pouco explorado.
Diversas pessoas perderam todo ou parte do paladar e olfato devido ao Covid-19, será então que haverá mais projetos voltados a esses dois no futuro?
コメント